Indique a um amigo!

10 de março de 2010

Treino vs Sono


O horário do treino pode prejudicar o sono?
Algumas pessoas sofrem para levantar muito cedo; outras só encontram tempo para correr depois do trabalho. E há ainda os que recorrem à esteira para treinar de madrugada. Mas, afinal, qual é o horário mais indicado para praticar esporte sem comprometer o sono? Não há uma resposta exata para esta pergunta, já que tudo depende da adaptação, das características e do estilo de vida de cada um.
O que existe são discussões sobre se exercitar à noite, uma vez que isso poderia trazer prejuízos ao sono. Um treino realizado de três a quatro horas antes de dormir mantém a adrenalina e a temperatura corporal elevadas e os hormônios circulando, o que dificultaria "pegar no sono". Mas, apesar dos indícios, há quem prefira esse período.
Como o treinador Gabriel Bastos. Ele acorda antes do nascer do sol para orientar seus alunos, mas seu treino pessoal fica para o fim do dia. "Se eu corro de manhã, fico quebrado, me arrastando o dia todo. À noite, faço meu treino e, quando vou jantar, já estou morrendo de sono. Aí, é só cair na cama e dormir", diz ele, que dorme em média, seis horas por dia.
Bastos observa que as pessoas sedentárias, quando começam a praticar a corrida, sofrem bastante para acordar mais cedo e também para dormir. "Muitos reclamam de dores musculares, mas é só durante o período de adaptação. Em geral, depois de dois ou três meses, já estão mais dispostos, porque atingiram um conforto físico. O organismo se adapta a qualquer circunstância", avalia.
Os hábitos de sono variam de indivíduo para indivíduo e também são influenciados pela fase da vida. Os jovens e adultos jovens precisam de mais horas de sono por noite, e, geralmente, dormem e acordam tarde. Essa regra geral está sujeita a exceções, de acordo com a predisposição de cada pessoa. Um adulto também pode precisar de mais tempo de sono.
Assim, é possível traçar três grupos distintos, que, no geral, independente da idade: os matutinos, que dormem e acordam cedo; os vespertinos, que dormem e acordam mais tarde; e os indiferentes, que se sentem bem tanto dormindo cedo como tarde. Observar em qual grupo se encaixa e escolher o horário de treino mais apropriado aos hábitos pessoais pode ser a diferença entre fazer uma corridinha regular ou conseguir dar o máximo nas rodagens e tiros.

Addthis

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...