Indique a um amigo!

21 de junho de 2010

Circuito Caixa Porto Alegre

Valdir e Baldaia são os campeões do Circuito CAIXA em Porto Alegre.

Porto Alegre (RS) - Os gaúchos acordaram cedo neste domingo, marcado pelo segundo jogo do Brasil na Copa do Mundo da África do Sul, e enfrentaram um frio intenso na quinta etapa do Circuito de Corridas da CAIXA. A vitória, a segunda seguida no Circuito, foi da revelação da temporada, o atleta do Cruzeiro Valdir Sérgio de Oliveira, que completou os 10 quilômetros em 29min30s, seu melhor tempo na distância e 17 segundos abaixo da marca de Anoé dos Santos Dias no ano passado. Com o resultado, Valdir ampliou sua vantagem na liderança do Ranking Nacional CAIXA/CBAt. Entre as mulheres, Maria Zeferina Baldaia foi a campeã, com 34min38s, e agora está na vice-liderança do Ranking.

O percurso plano, às margens do Rio Guaíba, e o frio de 12 graus possibilitaram a realização de uma corrida muito disputada e rápida. A elite masculina, com 18 corredores entre os melhores do Brasil, correu compacta até a metade da prova. A partir daí, oito atletas se destacaram. No nono quilômetro, como sempre faz, Giomar Pereira da Silva aumentou o ritmo e assumiu a liderança. Foi acompanhado pelo companheiro do Cruzeiro, Valdir de Oliveira, que o ultrapassou faltando 500 metros para a chegada. Assim que cruzou a linha, Valdir se ajoelhou e vibrou muito durante alguns segundos.

"Treinei bastante para essa prova e a vitória era uma questão de honra", explicou emocionado o líder do Ranking Nacional, agora com 182 pontos, depois de vencer três provas do Circuito, em Campo Grande, Belo Horizonte e Porto Alegre . "Falaram que eu estava na ponta do Ranking só porque o Giomar não havia disputado as primeiras provas do ano e que eu não o venceria. Por isso, lutei muito pelo meu primeiro título aqui no Rio Grande do Sul e ainda fiz minha melhor marca nos 10 quilômetros", acrescentou o atleta, que vai correr em Vitória no dia 4 e a sexta etapa do Circuito em São Paulo, no dia 18, ambas em julho.

O vice-campeão da prova, todavia, descartou qualquer rivalidade. "Não existe nenhuma rixa entre o Valdir e eu. Somos da mesma equipe e procuramos nos ajudar sempre que corremos juntos. Eu ainda não estou com velocidade suficiente para a chegada. Ele deu um sprint e não consegui acompanhar, pois fiquei sem treinar algumas semanas em função do falecimento da minha irmã, no mês passado. Agora quero voltar ao ritmo de 2009 e lutar por bons resultados no segundo semestre", contou o campeão do Ranking do ano passado, que também estará em São Paulo.

Baldaia supera fortes concorrentes - O ritmo intenso da prova masculina repetiu-se na feminina, que reuniu praticamente todas as melhores atletas da atualidade. Das 14 corredoras presentes, quatro se destacaram desde o início - Maria Zeferina Baldaia, Adriana Aparecida da Silva, Marizete Moreira dos Santos e Edielza Alves Guimarães. Elas correram juntas até o quinto quilômetro, quando Baldaia forçou e assumiu a ponta até a vitória, momento em que quase foi alcançada pela líder do Ranking, Edielza, que chegou apenas um segundo atrás.

"Resolvi sair para a ponta na metade da prova, porque o grupo estava muito rápido e não queria correr risco de perder a liderança no final. A estratégia deu certo e consegui fazer uma ótima estréia no Circuito aqui em Porto Alegre", afirmou Baldaia ao cruzar a linha com o short, meia e unhas verde-amarelos, "em homenagem ao Brasil na Copa". Com o resultado ela soma 142 pontos e pulou da quarta para a segunda posição no Ranking, deixando para trás Marizete Moreira, terceira em Porto Alegre, com 137, e Conceição de Oliveira, décima, com 131. 

A vice-campeã neste domingo, Edielza Guimarães, está ainda mais líder, agora com 179 pontos. "O ritmo foi forte e corri pensando em acumular pontos. No fim quase alcancei a Baldaia. O resultado foi excelente e quero lutar para conquistar o Ranking deste ano", disse a atleta que corre por Pindamonhangaba.

Recorde de público e bolão dos atletas do pódio - Os gaúchos não se intimidaram com o frio e bateram o recorde de participação no Circuito CAIXA. Um público total de 1.450 inscritos esteve na etapa neste domingo especial em que as atenções estão voltadas para o segundo jogo do Brasil na Copa do Mundo da África do Sul.

Os atletas que foram ao pódio estão confiantes na vitória brasileira. Dos 10 (5 homens e 5 mulheres) apenas Marizete Moreira apostou na vitória da Costa do Marfim por 1 a 0. Os demais acreditam na Seleção Brasileira e o placar mais apontado foi 2 a 1 (Luzia, Giomar, Célio e Marcos). Baldaia acredita que o Brasil vencerá por 3 a 1, Valdir e Edielza apostaram em 2 a 0 e Sérgio Celestino acredita que o país fará apenas um gol.

Padrinho da prova - Um atleta gaúcho foi o padrinho da quinta etapa do Circuito de Corridas da CAIXA. Medalha de bronze nos 800 m dos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro, em 2007, e no de Santo Domingo, em 2003, Fabiano Peçanha participou, na sexta-feira, de ações para divulgar a prova em Porto Alegre e deu a largada e fez a premiação neste domingo. 

Mais importante competição de corridas de rua do País e o único a contar com a chancela da CBAt, o Circuito CAIXA passará, no segundo semestre, por São Paulo (18/7), Fortaleza (8/8), Curitiba (17/8), Uberlândia (7/11) e Brasília (28/11). Até o final do ano, terá percorrido oito Estados brasileiros, num total de dez etapas, que somam pontos para o ranking brasileiro de corredores de rua. Os dez primeiros colocados no ranking garantem o patrocínio da CAIXA para 2011.

Resultados

Masculino
1- Valdir Sérgio de Oliveira (Cruzeiro) - 29min30s
2- Giomar Pereira daSilva (Cruzeiro/CAIXA) - 29min33s
3- Sérgio Celestino da Silva (Pinheiros/Asics) - 29min37s
4- Célio Falcão (Adeblu) - 29min41s
5- Marcos Alexandre Elias (Cruzeiro) - 29min45s
6- Sivaldo Santos Viana (M.Calçados/Naval Freitas) - 29min57s
7- José do Nascimento (Londrina) - 30min05s
8- José Rodrigues dos Santos (ADC União Guarulhense) - 30min07s
9- Paulo Braz da Silva (Gran Cursos/Bioleve) - 30min53s
10- Alequessandro Paula Silva (Peterfrut/Pmvni) - 30min54s

Feminino
1- Maria Zeferina Baldaia (CAIXA/Serquímica/Mizuno) - 34min38s
2- Edielza Alves Guimarães (Pindamonhangaba) - 34min39s
3- Marizete Moreira dos Santos (Caso/Supercei/CAIXA) - 34min43s
4- Adriana Aparecida da Silva (Pinheiros/CAIXA/Asics) - 34min49s
5- Luzia de Souza Pinto (avulso) - 35min36s
6- Maria Lúcia do Nascimento (Matilat/Nardini/CAIXA) - 36min20s
7- Elizabeth Esteves de Souza (Stefanini/CAIXA) - 37min38s
8- Joelma de Jesus (Ascoruse/Maria Zeferina) - 38min00s
9- Eliane Costa de Jesus (Fazatleta/M55/Grupo Dez) - 38min25s
10- Conceição de Maria Carvalho Oliveira (FindYourSelf/CAIXA) - 38min58s

A CAIXA Econômica Federal é a patrocinadora do Circuito, com organização e promoção da HT Sports, apoio das Lojas Centauro, Montevérgine, Água Mineral Minalba e Marathon - isotônico oficial. Em Porto Alegre, contou ainda com o apoio da Federação de Atletismo do Rio Grande do Sul e da Prefeitura de Porto Alegre, além da supervisão técnica da CBAt.

Fonte: Circuito Caixa de Corridas

Addthis

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...