Indique a um amigo!

30 de junho de 2010

Treinamento de força para corredores de fundo

Durante muitos anos o treinamento de força foi repudiado pelos corredores de fundo, pois esses acreditavam que gastariam seu tempo de treino de corrida, que ficariam pesados e com isso mais lentos, além do que estudos nos anos 70 demonstravam que o treinamento de força diminuía a quantidade de mitocôndrias e capilares, representando uma perda da capacidade aeróbia, o que poderia afetar o desempenho.

Porém estudos a partir dos anos 80 indicam que o treinamento de força pode melhorar o desempenho e prevenir lesões. Esses estudos têm mostrado que diferentemente do que se pensava sobre a perda de capacidade aeróbia, o treinamento de força, especialmente de explosão aumenta a velocidade de corrida onde o metabolismo aeróbio é sustentado e também beneficia a economia de corrida, isto é, o corredor consegue atingir uma determinada velocidade consumindo menos oxigênio.

O treinamento de força para o corredor de fundo não deve objetivar o ganho de massa muscular e sim diminuir as chances de lesões e o tempo de contato do pé com o solo a cada passada e fortalecer os tecidos para que uma carga maior de treinamento seja suportada.

Deve ser lembrado que o treinamento de força para corredores de fundo deve contemplar também a parte superior do corpo para que o desenvolvimento corporal seja simétrico, para uma melhor movimentação de braços e suporte da região, visto que o comprimento da passada é afetado com a perda deste suporte postural que ocorre ao longo de uma corrida.

Os exercícios de fortalecimento muscular para corredores de fundo podem contemplar exercícios de cadeia cinética fechada como agachamentos, afundo, flexão plantar em pé, exercícios pliométricos que são saltos como afundo pliométrico, hopserlauf (passear no bosque), corridas em rampa e corridas com saltos em rampa para os membros inferiores.

Para a parte superior do corpo, exercícios dinâmicos de puxar e empurrar como remada e supino, exercícios abdominais e dorsais tanto dinâmicos como de resistência isométrica (estático).

O corredor deve realizar o treinamento de força durante toda a temporada, mas deve estar atento para que a distribuição de cargas e tipo de exercício utilizado esteja de acordo com o período de treinamento ao qual se está passando e atendendo as necessidades individuais. 


Por: Augusto Cesar fernandes de Paula

Addthis

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...