Indique a um amigo!

22 de junho de 2010

Suporte nutricional para articulações

Uma das novidades na área nutricional na prevenção de lesões em esportistas é o lançamento de uma bebida formulada com colágeno   

O esporte traz inúmeros benefícios para a saúde mental e física, mas esportistas também se expõem a uma maior chance de lesões por conta, principalmente, da prática da atividade física sem cuidados adequados e necessários de prevenção.

A corrida é um exemplo de esporte que, quando não praticado corretamente, ou seja, com as cargas de treino adequadas aos níveis técnicos, exercícios de alongamento pré e pós-treinos, e mesmo nutrição funcional, pode impactar negativamente nas articulações dos corredores, resultando em lesões, principalmente nos joelhos e pés.

Para atletas de qualquer modalidade prevenção é o segredo para uma vida esportiva longa e saudável, e com o aumento significativo de novos praticantes, principalmente adeptos da corrida, o mercado tem correspondido a essa necessidade de suporte com a expansão de serviços e inovações, que vão desde a popularização de assessorias esportivas em todo o país, aos novos exames médicos e também suplementação alimentar focada na prevenção às lesões em esportistas.   

Uma das novidades mais recentes no mercado está justamente na área de nutrição, uma bebida à base de peptídeos bioativos de colágeno que promete oferecer suporte nutricional para articulações, lançada no país pela Probiótica Laboratórios. A Joint Care é indicada para ser tomada após as atividades físicas (uma dose), com o objetivo de ajudar no fortalecimento das articulações.

Segundo a empresa, o ingrediente principal do produto, o Fortigel®, é composto por peptídeos de colágeno que são resultado de um processo desenvolvido pela empresa alemã Gelita AG. O produto chega ao mercado brasileiro com o custo médio de R$ 85,00 ao consumidor.

“O Joint Care” é formulado com colágeno, que é uma proteína de importância fundamental na constituição da matriz extracelular do tecido conjuntivo, ou seja, as articulações, sendo responsável por grande parte de suas propriedades físicas e regenerando preventivamente as articulações. É uma bebida enriquecida com vitamina C e minerais. Proporciona suporte nutricional para articulações, auxiliando na elasticidade, flexibilidade, fortalecimento e reconstituição”, explica Marcelo Bella, gerente de Marketing da Probiótica.  

De acordo com a empresa, o uso do produto não tem função apenas terapêutica, mas também preventiva, tornando-se mais um instrumento para auxiliar praticantes de atividades físicas que expõem as articulações a desgastes.  Segundo a Probiótica, a eficiência do Fortigel foi comprovada por estudos realizados pela Harvard/Tufts (USA) e pelo Collagen Research Institute (Instituto de Pesquisa do Colágeno da Alemanha).

Marcelo Bella diz que não há contra-indicação para a bebida.  “O produto é indicado para praticantes de atividades físicas, principalmente aquelas com impactos intermitentes, como corridas de rua. Por ser um alimento natural, pode ser consumido por adultos, idosos e crianças. Não há contra indicações”.

Para prevenir lesões nos joelhos e nas articulações é necessário investir essencialmente em preparo muscular e muito alongamento. Maurício Garcia, coordenador do Centro de Traumatologia do Esporte da Universidade Federal de São Paulo e membro da equipe de Reabilitação do Instituto Cohen, dá cinco dicas essenciais para que os esportistas prevenirem desgastes nas articulações, especialmente os corredores:  

Top 5 Dicas: 
1. Aumento progressivo do volume de treino (aumentar o volume no máximo 10% por semana).
2. Fortalecimento muscular dos principais grupos musculares.
3. Flexibilidade. 
4. Aquecimento adequado (realizar treinos educativos como forma de aquecimento).
5. Usar calçado apropriado.

Fonte: Ativo.com

Addthis

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...