Indique a um amigo!

19 de outubro de 2010

Leite ajuda emagrecer

10 motivos para beber leite todos os dias

Além de gostoso, prático e saudável, o leite é um alimento com balanço nutricional único: contêm proteínas, carboidratos e minerais. De acordo com a nutricionista Ana Beatriz Barrella, da consultoria RG Nutri, o teor de água do leite é de 90%, o que permite a diluição dos nutrientes no meio líquido. Isso faz com que a bebida por inteiro seja melhor do que consumir cada substância separadamente.

“Um dos motivos que a recomendação do cálcio diário seja dada por meio do leite é porque toda essa composição facilita a absorção desse nutriente pelo organismo”, diz Ana Beatriz.

O Ministério da Saúde adverte que o ideal é consumir uma quantidade de três porções de cálcio diárias. Por isso, segue uma dezena de bons motivos para beber leite:

1 - Ajuda a emagrecer
O consumo da bebida pode ajudar também no processo da perda de peso e, com isso, prevenir problemas como a obesidade. Estudos mostram que populações de diferentes faixas etárias que consomem leite são mais magras e menos predispostas ao acúmulo de gordura corporal.

2 - Hidrata
Uma pesquisa da Universidade Loughborough, do Reino Unido, concluiu que o leite magro produz uma significativa melhora na reidratação após atividade física em comparação com outras bebidas, como água e alguns sucos de frutas.

3 - Ajuda no controle da diabetes 
O alto teor de aminoácidos das proteínas do soro do leite pode afetar os processos metabólicos do organismo, favorecendo o controle da glicemia e a ação da insulina e, dessa forma, podem atuar positivamente no controle das taxas de açúcar no sangue.

4 - Ameniza as cólicas menstruais
Um estudo realizado na Jordânia afirmou que adolescentes que consumiam três porções de cálcio por dia sentiam menos dores pelas contrações do que as que não consumiam. Isso porque o cálcio participa nos processos de contração e de relaxamento muscular.

5 - É a maior e melhor fonte de cálcio
O leite representa a maior fonte alimentar deste mineral com uma excelente facilidade para ser absorvido pelo corpo. O cálcio presente no leite é fundamental para o crescimento e manutenção dos ossos e dentes.

6 - É um alimento completo e versátil
Além de conter proteínas, carboidratos, lipídios, vitaminas e minerais, o leite é um ingrediente fundamental da gastronomia. Participa, sem receio, de um grande número de receitas clássicas e triviais do dia-a-dia e é bem aceito pelas crianças.

7 - É um alimento seguro
Atualmente, a segurança do leite é garantida pelo processo UHT (Ultra High Temperature) usado em embalagens longa vida, que utiliza altas temperaturas durante o tratamento da bebida e impede a sobrevivência e crescimento de microorganismos.

8 - Contém proteínas de alto valor biológico
As proteínas do leite, incluindo as proteínas do soro, além de seu alto valor biológico, possuem peptídeos bioativos, que atuam como agentes antimicrobianos, anti-hipertensivos, reguladores da função imune, assim como fatores de crescimento.

9 - Ajuda a dormir melhor
O leite é considerado uma boa fonte de triptofano, que é um aminoácido essencial e indutor do sono em casos de insônias leves e moderadas. Esse aminoácido é precursor da serotonina, que atua como um sedativo natural no cérebro humano.

10 - É fundamental em todas as faixas etárias
Para as crianças proporciona o crescimento saudável de ossos e dentes; para os adultos garante uma boa quantidade de massa óssea; para as gestantes é fundamental na formação do feto; e para os idosos evita a perda de massa muscular e óssea da idade avançada.

Assine nosso RSS FEED e nosso TWITTER (@bysaude). Comente o que você achou do post.

11 comentários:

Sissym disse...

Eu gostei muito de ler as informações, cada item apresentado me fez pensar que devo mudar o meu habito. Eu nunca gsotei de beber leite, aprecio o sabor, só que diante de tantas dicas preciosas fica impossível deixar de tomá-lo.

Samanta disse...

Olá querido amigo Paulo !!

Olha eu não sou chegada em leite não, mas depois deste texto com certeza vou fazer uma forcinha para aproveitar estes benefícios todos !
Ótimo post, muito interessante !
Grande abraço !

Jackie Freitas disse...

Buenas, Paulo querido!
Eu gosto muito de leite! Bebo puro ou com achocolatado... Aqui em casa, aliás, somos uma tropa de bezerros...rsrs...
Sempre tive a idéia de ser uma bebida completa, mas alguns dos benefícios citados em seu post, eu desconhecia. Foi bom conferir!
Grande beijo,
Jackie

Carol R. Cunha disse...

Então vamos tomar leite..
não curto muito..mas é preciso..
ótima dica..
bjo

Arte e Café disse...

Buenas amigo Paulo
Eu comecei a gostar de leite depois de adulta
ainda bem!
Se eu soubesse de todos estes benefícios, teria começado antes
Parabéns pelo artigo !
Beijos
Alba

Paulão disse...

Buenas Sis,

quando eu era criança e no princípio da fase adulta, também não gostava de leite. Mas depois acostumei-me e hoje bebo pelo menos dois copos por dia.

Bju

Paulo

Paulão disse...

Olá Sam,

eu gosto muito e para quem pratica esportes é melhor ainda.

Abraço

Paulo

Paulão disse...

Buenas querida prenda,

eu também bebo muito leite, principalmente com achocolatado e bem gelado, inverno ou verão. Intuitivamente eu também sabia de muitos benefícios, mas com pesquisas vi o leite é melhor ainda.

Gracias querida,

Paulo

Paulão disse...

Buenas Carolzinha,

outro dia ouvi algué dizendo: só como o que eu gosto, não o que é certo.
É uma forma de pensar, mas de repente uma pessoa que pensa assim vive menos.

Gostei da tua participação.

Bju

Paulo

Paulão disse...

Buenas Alba,

os comentários sobre beber leite estão bem interessante. Mas pelo jeito quem não bebe leite vai repenssar.

Gracias e bju por participar

Paulo

Paulo Roberto disse...

Muito bom! Mas é uma pena que nem todo organismo humano aceita bem o leite por causa da lactose.
Um alimento que contribui também para um bom sono é o alho, além de aumentar a a resistência a diversas doenças.
Um abraço a todos,
Paulo

Postar um comentário

Addthis

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...