Indique a um amigo!

22 de outubro de 2010

Trabalhe a sua Auto-estima

Auto-estima para o alto!

Todo mundo já ouviu falar na tal da auto-estima, mas muita gente nunca parou para pensar de fato nela. Seguinte: todo mundo tem que trabalhar a sua dia após dia! Parece chato ou desnecessário mas é igual rímel, ninguém pode perceber, mas ele tem que estar lá. A auto estima muita vezes está ligada ao ambiente em que você vive, sabia? Coisinhas lá da sua infância que trazem boas ou más lembranças podem influenciar na maneira como você se sente hoje e caso elas tragam algo de ruim para quem você é, aí é problema… A auto-estima tem que vir de você e para isso, nada melhor do que se conhecer bem, reconhecer seus defeitos e qualidades e viver da melhor forma com a presença deles.

Mas aí vem a infame perguntinha que todo mundo faz nessas horas. “Devo eu me contentar então com o que eu sou e ser feliz?” Também não é assim, querida. Buscar sempre o melhor e tentar melhorar dia após dia é algo natural do ser humano, os estacionados que nos desculpem, mas subir um degrau a mais é sempre válido e dá um up no dia a dia, mas a forma como certas pessoas tratam isso pode sim se tornar aquele calo no sapato e no sapato dos outros. Imagina que mico perder o emprego por problemas de auto estima? É, parece coisa de filme, mas acontece! E namoros? Vai deixar aquele gato correr de você por insegurança? Fora que… Ninguém quer por perto uma amiga que seja um porre. Para facilitar a história? Veja abaixo dicas de como analisar sua auto estima e saber se ela precisa ser melhor trabalhada ou não.

- Necessidade de aprovação (aquelas que berram ‘eu existo’):

Gata, tá rolando aquela vontadezinha de chamar a atenção, de ser sempre reconhecida e agradar ao extremo? Cuidado com isso! Todo mundo tem altos e baixos e desde os tempos do Criador ninguém agradava 100%. Se você vive atrás daquele cara mais lindo porque só vai ficar contente quando tiver a certeza de que tem potencial para ficar com ele ou gruda nos seus superiores 24 horas por dia tentando arrancar um elogio, você pode ter sérios problemas de auto estima. Que tal dar uma aliviada na tensão se ocupando com coisas úteis e mais importantes? Quando boas energias tiverem que pairar sobre você, elas virão!

- Dependência emocional (aquelas conhecidas como ‘garota-capacho’):

Todo mundo tem uma amiga que é constantemente pisada por aquele namoradinho ou o ficante esnobe e ninguém entende porque ela continua nessa. A resposta é simples e se chama dependência emocional. Pessoas com baixa auto estima podem se sujeitar a situações onde o conhecimento de que certas coisas não fazem bem até existe, mas o medo de ficar sozinha, de não encontrar alguém que a valorize mais ou que seja mais divertido não deixa. Ora, cortem essa! Todo mundo merece ser bem tratado independente do que é (a menos que você seja uma chata de galocha), então não deixe mais aquele comentário maldoso te fazer mal e parta para outra sem medo.

- Não acredita em si mesmo (aquelas que fingem que acreditam, mas morrem de medo!):

Sabe porque geralmente ficamos chocadas com uma pessoa de cabelo verde? Porque ao passar do seu lado em um shopping essa pessoa vai impor tanto ao receber aquela encarada dos outros, que qualquer um desvia o olhar na hora por constrangimento! E sabe como eles conseguem isso? Olhando-se no espelho e achando-se perfeitos na pele que vestem… Já ouviu dizer que ninguém tira o brilho de uma Drag Queen porque ela é o próprio brilho? Em outras palavras amiga, se você não acredita em você, ninguém mais vai acreditar, dar a cara para os tapinhas da vida é um luxo e vai te fazer aprender mais do que nunca, fica a dica!

- Não se permite errar, perfeccionista (aquelas que gritam ‘eu to certa’, e nem sempre estão):

Essa é a pior de todas! Amiga, um erro só é uma catástrofe se não puder ser consertado. Sem medo de errar, inove sempre. Caso erre, tome como conhecimento, não como defeito ou punição e nem fique se martirizando na espera de que alguém vai vir te pegar pela mão. Toda pessoa que foca só no “e se der errado” passa a vida ocultando as dádivas do que dá certo de fato. Todo mundo com certeza já esteve em uma rodinha onde uma pessoa foi pega para Cristo e malhada até a morte por achar ser o que não é. Já se imaginou no lugar dessa pessoa? Nada legal, não é, mas é lá mesmo que você vai parar (se já não estiver). Se errou, corrija e siga em frente. É por isso que as mulheres mais influentes são aquelas que no fundo no poço têm uma mola, porque afinal poço todo mundo tem, meu bem.

- Sentimento de não ser capaz de realizar nada (aquelas eu berram sempre “eu nunca vou conseguir’):

Sem drama, girls. Ninguém é capaz de tudo ou incapaz totalmente. Se a sua meta era construir um castelo mas por percalços construiu somente uma mansão, alegre-se por ter chegado onde chegou e tome conta do que faltou para uma próxima vez. Sem o drama mexicano do “eu não consigo”, respire fundo e deixe para se preocupar quando a meta for um castelo e você conseguir menos que um casebre.

- Não acredita em nada, em ninguém, porque na verdade, não acredita em si mesmo (sem comentários para essas):

Não acha que aquele colega de trabalho é capaz de fazer as tarefas dele, acha sempre que o namorado nunca vai conseguir comprar a pizza no sabor certo, não terceiriza nadinha por medo de perder o foco? Que tal parar de passar a SUA insegurança para os outros? Baby, se você se encaixou em alguns desses itens pode ter certeza de que você ‘tem um probleminha’. A desconfiança na sua capacidade é tanta que você acha que todo mundo sofre do mesmo ou vai sempre fazer menos que você. Está certo que muita gente aprova a frase “Se quer algo bem feito, faça você mesmo”, mas se o outro erra, você é mais sensata e útil se conseguir ensinar, não refazer. Relaxe!

- Depressão (aquelas que choramingam o tempo todo):

Xô! Ninguém nasce com uma psicóloga de bolso e ninguém merece ouvir lamentações alheias, salvo as melhores amigas que sempre dividem a garrafa de tequila contigo! Sentir-se mal o tempo todo e achar que a vida é desprezível sempre não é nada saudável e só faz mal a você. Quando a auto-estima está baixíssima e acaba em depressão, já está mais que na hora de procurar ajuda. Muitas mulheres somatizam emoções ruins e ficam realmente doentes além da depressão, com transtornos as vezes até irreversíveis. Vale a pena tomar cuidado.

- Inveja (aquelas que berram ‘porque não eu?’):

Inveja é de longe o sentimento mais grave mas o mais comum, principalmente no universo feminino. Olha só amiga, o mundo é enorme e tem espaço para todo mundo. A amiga foi promovida? Parabéns para ela. Sua amiga de infância é a mais linda da turma e todo mundo só tem olhos para ela? Parabéns para ela. Mas e que tal se você pensar mais em você do que nos outros? Sentir-se mal pela condição do outro só atrai energias ruins e acarreta mais problemas internos para você do que para a pessoa que é alvo da sua inveja, alem disso, enquanto você pensa tanto na outra que é aparentemente melhor que você, ela caminha mais um passo e você continua parada. Amiga, mova-se! Ninguém obtém sucesso na carona do sucesso de ninguém.

- Não cede nunca (aquelas que berram sempre um ‘não’):

Sua mãe te fez acreditar que o mundo era só seu e que só você cuida de tudo e sabe de tudo? Tadinha de você, amiga, sentimos em informar que ela te estragou. O mundo está cheinho de gente que é um sucesso e você vai topar e dividir espaço com elas todos os dias e não há nada que você possa fazer quanto a isso. Sabe o que fazem as mulheres bem resolvidas? Elas têm a capacidade de ouvir mais que qualquer outra pessoa. Um teste que você pode fazer para saber até onde vai o seu egocentrismo e arrogância é perguntar quantas vezes você cedeu algo para alguém nas últimas semanas, se a resposta for menos de três, o sinal é vermelho para você. Não tente ser a dona do mundo, faça parte dele.

- Aparência (essa é problema!):

Claro que todo mundo queria o corpinho da Giselle Bundchen, mas nem todas nascem com ele. Hoje em dia não há desculpas para sair de casa parecendo abóbora, mas também não há motivo para se jogar do décimo andar se você não tem a aparência dos seus sonhos. E daí que seu guarda roupa é G enquanto você convive com mulheres que vestem PP? Sua orelha é um pouco grande e sua amiga tem orelhas de princesa ou um nariz empinadinho que nenhum cirurgião consegue fazer igual? Compre um espelho e procure o que há de melhor em você. O valor de cada um não está somente na aparência ou no que veste. Está no caráter, no companheirismo, na honestidade e na capacidade de ser verdadeira com quem quer que seja e colher frutos aonde for. Ser querida em todos os lugares é mais válido do que um corpo invejável ou um rosto de boneca, pense nisso!

Pessoal, com essas dicas já é possível avaliar muitas coisas de comportamento. Não é vergonha nenhuma ter algum sintoma desses, mas é vergonha não tratá-los. Lembre-se que cada um é especial a sua maneira e deixar essas pequenas coisinhas atrapalhar tudo que você é pode ser uma roubada. E quer saber um segredinho? Pessoas com baixa auta-estima que não se dão bem nas relações interpessoais, são vítimas de comentários maldosos ou viram piada entre um círculo de pessoas que se dão bem. Se você é uma it girl, especial como qualquer outra e tem noção de tudo o que poderia ser sem esse baixo astral, não vai querer isso para você, não é? Está esperando o que? Abra um sorrisão daqueles e veja a vida de outra maneira, com mais leveza e mais energia, em outras palavras, ame-se!

Fonte: Bem-estar

Assine nosso RSS FEED, TWITTER (@bysaude) ou FACEBOOK. Comente o que você achou do post.

Addthis

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...