Indique a um amigo!

14 de outubro de 2010

Signo de Virgem

Aspectos sentimentais do signo Virgem

O signo de Virgem é um signo de Terra, negativo, estéril, humano e governado por Mercúrio. Veja também os Signos Astrológicos.

Mercúrio rege o intelecto concreto, o raciocínio. Porém os astrólogos acham que encontraremos outro pequeno planeta (Vulcano?) que se adaptará melhor ao signo de Virgem que divide seu regente com o signo de Gêmeos. Não devemos olhar este signo como sendo somente o signo da ordem e do trabalho. A palavra discernimento é também muito adaptada a este signo, seja nas escolhas dos amigos, de roupas, de namorados etc. A outra característica importante é o realismo. O elemento terra é o elemento que aceita a realidade terrena como ela é; é verdade que o virginiano a analisa, a esmiuça, mas ele não tenta mudá-la. Não é um idealista, como o pisciano, que imagina um mundo ideal, escondendo a realidade. Os virginianos têm tendência a discriminar, colocando os pingos nos iis, apontando para as minúcias e para os detalhes. Mas simplesmente por serem realistas. Depois da análise, eles fazem uma síntese e entregam o resultado. Nu e cru. 

Sendo um signo de Terra o signo de Virgem gosta de segurança e não gosta de nada que envolva risco, daí a sua fama de se manterem no emprego, como eternas secretárias, contadores, etc., de forma restritiva e as vezes, medíocre. 

Uma das qualidades do Virginiano é a sua vontade de saber. Por isto eles terão sempre muitos livros onde poderão buscar o saber e se informar nos mínimos detalhes. No seu lado mais extremo, eles têm mania de ordem, colocam etiquetas nas gavetas, arrumam os armários. E eles fazem a mesma coisas com seus sentimentos também. Gostam de mantê-los guardados em gavetas arrumadinhas e com etiquetas. Detestam o caos sentimental que está presente no seu íntimo, em seu lado sombra. Um dos mitos ligados a este signo é a da Deusa Mãe, da Grande Mãe, da terra fecunda e doadora de vida. No entanto, em seu lado extremo, pelo fato desta grande deusa ser dona de si mesma e nunca se entregar totalmente ao outro, acaba se tornando Mãe virgens, isto é estéreis em sua natureza mais profunda. Os virginianos sendo uma síntese dos signos pessoais que os precedem no zodiáco, preferem ordenar o caos analisando-o (dão excelentes psicólogos), arrumando a casa (o seu lado trabalhador), e cuidando da saúde (dietetistas, médicos etc.).

O Homem de Virgem

Como se adapta esta figura de Grande Mãe ao Homem de Virgem? Quando um homem de Virgem se apaixona, ele pode ser um companheiro adorável ou um insuportável crítico. Ele tentará sempre explicar todos os sentimentos através da razão, os seus e os dele. Será perspicaz e objetivo em sua análise e poderá mostrar uma frieza e um autocontrole que ele na realidade não possui. É muito difícil para ele se adaptar à figura do machão (tão comum em nossa sociedade), e por isso se mostra frio e distante. Não lhe fará nenhuma demonstração de carinho, especialmente em público, já que desta forma ele estaria expondo suas emoções e sentimentos. Se dedicará a você 'depois do trabalho', dando-lhe a impressão que você está sempre em segundo plano. Ele tampouco é do tipo que vai lhe aprontar alguma surpresa! De jeito nenhum. Tudo estará devidamente planejado nos mínimos detalhes, por isto se você estiver atrás de emoções fortes fique longe dele. Ele terá facilidade de ouvi-la expor suas razões, seus argumentos, mas não tente mostrar-lhe seus sentimentos, ele não a ouvirá. Ele não é o tipo que se desmancha em lágrimas por uma cena sentimental, e nem tolera explosões de raivas ou ciúme. 

Muitas vezes os homens de Virgem ficam solteiros, ou fazem casamentos 'de razão'.
Eles não são movidos a fogo (impulso) e a água (sentimento). Eles são de Terra, lembra-se? Portanto eles têm relacionamentos mais frios e distantes, mas seguros e confiáveis. Aprecie sua habilidade manual, sua inteligência e perspicácia e você terá um excelente companheiro.

A Mulher de Virgem

Não pense na mulher de Virgem como a Amélia dedicada ao lar e aos filhos, mantendo o chão encerado e os armários em ordem. Esta não é a verdadeira essência deste signo. A mulher de Virgem mantém a si própria livre, dentro da relação, através de seu intelecto. Ela tem opinião própria, pesquisa e lê para 'saber', e em seus relacionamentos ela estará sempre pronta a analisar e a falar sobre tudo, suas ações, sua casa, seus filhos... menos sobre seus próprios sentimentos. Normalmente, no seu impulso a se tornar útil, a mulher de Virgem se dedica a uma carreira, e é uma excelente psicóloga, médica, enfermeira, nutricionista, pedagoga, professora e analista. Desta forma ela não terá o casamento como prioridade e poderá casar mais tarde, ou não casar, ou mesmo fazer um casamento de razão. 

As vezes a mulher do signo de Virgem é realmente estéril (especialmente se tiver a Lua em Virgem ou em mau aspecto com Saturno), e as suas crianças serão os seus alunos. Eu tenho por mim que o signo de Virgem é estéril porque o nascimento é 'sujo'. Mas esta é uma opinião pessoal. De fato seja o ato sexual que o nascimento, se acontece de uma forma onde a pessoa fica exposta, onde as emoções e os sentimentos ficam expostos, e não podem ser explicados racionalmente. A psique da Virginiana, apesar de ser ligada ao Mito da Grande Mãe, está representada pela Deusa Artemis, virgem, autosuficiente. O trigo que ela traz em seu colo, é usado para alimentar o mundo. Ela não precisou do sêmen. Seu negócio não é 'dar o seio' como acontece com a Mãe Câncer. Seu negócio não é 'gerar filhos' mas 'gerar idéias'. Uma das suas qualidades é a discrição e a reserva. Ela irá preservar sempre um pouco de si e não se entregará inteiramente numa relação sentimental. Porém ela é realista e, se ela assim tiver decidido, o amará como você for. O mais importante é fazê-la sentir que ela é necessária em sua vida.

Virgem e o Amor 

Se nós pensarmos no virginiano como ele é usualmente descrito nos livros de astrologia, pensaremos nele como uma pessoa que tem um manual ao lado da cama onde irá buscar o conhecimento adequado para desempenhar bem sua função durante o ato sexual. Exagero? Nem tanto! Ele realmente precisa das instruções para se sentir bem. Mas o amor e os sentimentos não tem etiquetas explicativas, e muito menos os seres humanos vêm com elas amarradas no pescoço! E por isso os virginianos se perdem e muitas vezes têm dificuldades em seus relacionamentos. Na realidade, a mulher de virgem analisa seus próprios sentimentos, e os vê como sendo monstros incontroláveis, e tenta mantê-los sob controle, dissimulando a afetividade e mantendo-se fria e controlada. Mesmo quando ela quer transar todos os dias, não o dirá, mantendo a relação controlada, um dia sim e um dia não, porque é mais saudável. O virginiano não é frio, ele simplesmente leva muito tempo para esquentar. A paixão não faz parte de seu vocabulário. EA mulher de Virgem não se entrega ao primeiro machão que a olha. E o homem de virgem não se entrega à primeira carinha bonita que o seduz. Ambos analisam longamente a situação, racionalizam, e tentam saber se você se identifica com as mesmas coisas do que eles. Emoção e sexualidade não são suficientes para prender o virginiano. Para eles precisa haver um encontro de mentes.

Signos Relacionados: 

A Triplicidade da Terra: Touro, Virgem, Capricórnio

Como sempre acontece, os signos do mesmo elemento acabam se completando e, tendo identidades em comum, a relação será prática, realista, bem organizada, segura, e terá uma boa dose de sensualidade. Os signos de Terra se relacionam com os cinco sentidos. Em minha opinião esta relação acabará se tornando 'chata' com o tempo e lhe faltará um pouco de pimenta que o elemento Fogo poderia lhe proporcionar.

A Triplicidade do Fogo: Áries, Leão e Sagitário 

As pessoas do signo de fogo se sentirão aprisionadas pelos pragmáticos Virginiano, de forma que, a relação poderá não durar muito. Isto porque os signos de Fogo precisam de agitação, de criação, de uma certa 'anormalidade', coisa que os virginianos detestam. Para eles a anormalidade é sinônimo de doença. Para os natos dos signos de Fogo, a normalidade é uma chateação. 

A Triplicidade de Água: Câncer, Escorpião e Peixes

Eu acredito que os virginiano compreendem melhor os natos dos signos de Água, apesar da intensidade de sua emoções. Isto porque a Água e a Terra se misturam para fazer o barro, de onde nasce a vida. Portanto, se o virginiano conseguir analisar e ordenar a instabilidade dos signos de água, sem ser excessivamente crítico e sem magoar a sua sensibilidade, poderá ocorrer uma relação mais duradoura e criativa. 

A Triplicidade do Ar: Gêmeos, Libra e Aquário

Aqui poderá haver o encontro de dois intelectos, já que o saber faz parte dos signos de Ar. No entanto o Virginiano é, apesar de regido por Mercúrio, um signo de Terra e os signos de ar são intelectuais de mais e 'voam' com suas idéias e com sua imaginação, esquecendo-se muitas vezes de jogar a âncora! O prático virginiano poderá então perder a paciência e então as discussões se tornarão intermináveis, pois para o intelectual do signo de Ar a discussão é importante em si e não precisa levar a nada prático.

Texto: Graziella Marraccini



Assine nosso RSS FEED, TWITTER (@bysaude) ou FACEBOOK. Comente o que você achou do post.

Addthis

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...