Indique a um amigo!

6 de março de 2010

Benefícios da caminhada para a saúde

Entre os principais benefícios que o caminhar oferece, deve-se enfatizar os seguintes:

Melhor flexibilidade, melhor condição de mobilidade, atividade para as pernas através de um exercício localizado
pois é um trabalho de força e evitando o surgimento da osteoporose.

A caminhada promove também a hipertrofia cardíaca de uma forma lenta para pessoas acima dos 40 anos, como a corrida promove esta mesma hipertrofia mais rapidamente para faixas etárias menores, evitando desta forma o risco de problemas cardíacos.

É sabido que a prática da caminhada tem como principal foco para seus praticantes a redução do tecido adiposo, diminuindo rapidamente o excesso de peso. Problemas de pressão arterial são controlados quando o individuo faz caminhadas.

Na medida que a prática da caminhada se torna diária, seu praticante tem menos probabilidades de aumento do colesterol ruim.

A caminhada também faz com que seu praticante devido aos benefícios já citados tenha um melhor equilíbrio corporal e emocional, conseqüentemente não sofrendo quedas e logicamente evitando fraturas nestas quedas, tão comuns em pessoas idosas devido a suas fragilidades ósseas.

A prática continua da caminhada não deixa de ser um investimento econômico, pois a compra de um tênis para os exercícios diários é mais econômica do que adquirir remédios semanalmente nas farmácias e também menos visitas aos médicos com problemas de saúde.

Caminhar não é cansativo e passa a ser uma atividade de lazer diária.

Recomenda-se a todos os interessados caminhar corretamente em terreno plano aqueles que pretendem a partir de agora iniciar-se nesta atividade tão agradável que o façam em ritmo constante, caminhando sempre de forma igual e pelo menos 40 minutos, não provoque a sudorese com agasalhos, plásticos, blusas, o suor deve acontecer naturalmente , o suor refresca a pele e é uma proteção. Suar bastante é benéfico quando não ocorre de forma mecânica (forçado).

Toda pessoa que caminha deve hidratar-se sem excesso, hidratar-se em demasia não é aconselhável.

Nosso relacionamento social, familiar melhora quando caminhamos acompanhados.

Este é um dos principais benefícios entre tantos da atividade de caminhar.

Boas caminhadas!

Fonte: Professor Carlos Ventura

Addthis

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...