Indique a um amigo!

17 de outubro de 2010

Humor e a autoestima

Atividades ao ar livre melhoram o humor e a autoestima
Apenas cinco minutos por dia podem fazer a diferença na sua vida

Mesmo com uma vida corrida e agitada é possível reservar um tempinho por dia para fazer algo fundamental por você. Uma pesquisa da Universidade de Essex, na Inglaterra, mostrou que passar pelo menos cinco minutos em uma área verde, como um parque, fazendo exercícios, pode ser suficiente para melhorar a saúde mental.

Das 1.250 pessoas que participaram dos estudos, aquelas que praticavam atividades físicas ao ar livre apresentaram rápidas melhoras no humor e na autoestima. Segundo a psicóloga e psicanalista Claudia Finamore, exercitar-se é uma das formas de prevenir e combater o estresse. Com esta pequena atitude você impede que aquela tensão diária se acumule e vire grandes problemas de saúde. 


Para Cláudia Cozer, endocrinologista e membro da Abeso (Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica), cinco minutos garante uma mudança positiva do ponto de vista cardiovascular, mas é pouco para ativar o metabolismo ou ajudar a perder peso. "O ideal seria praticar exercícios no mínimo 30 minutos por dia, mas todo esforço é valorizado, pois pode ser um começo para aumentos futuros".

Portanto, não adianta mais tentar se enganar com o argumento de que você não tem tempo para praticar atividades físicas. Que tal deixar o carro na garagem e caminhar até a área verde mais próxima? Um curto período do dia destinado aos exercícios pode fazer toda a diferença a longo prazo.

Benefícios a longo prazo
Para quem está enferrujado vale a pena pensar como dar o primeiro passo. Quando você se exercita durante 10 minutos, mudanças metabólicas importantes se estabelecerão e continuarão a ocorrer em seu corpo pela próxima hora. É o que concluiu um estudo realizado pelo Hospital Geral de Massachusetts, nos Estados Unidos. 

Entre as principais mudanças, destaca-se o aceleramento dos metabólitos - moléculas que se formam no organismo de quem se exercita - relacionados à queima de gordura e à diminuição da atividade dos metabólitos ligados ao estresse. Vale ou não se arriscar em uma boa caminhada pela tarde em vez de mofar diante da televisão? 

Assine nosso RSS FEED e nosso TWITTER (@bysaude)

12 comentários:

EXPEDITO GONÇALVES DIAS disse...

Muitos poderão dizer...onde arranjarei 5 minutos? Aí já complica tudo. Geralmente as pessoas mais bem sucedidas e satisfeitas são as que têm mais tempo para si.
Parabéns, Sammy pelo espaço. Grande abraço!

Paulão disse...

Olá Profex,

obrigado pela participação.

Abraço

Paulo

Anônimo disse...

Olá Paulo !!!

Muito boa esta dica e super simples de aplicarmos no nosso dia a dia !
Tão pouco e podemos ter uma melhora considerável na qualidade de vida, não é mesmo !

Um enorme abraço !!

Paulão disse...

Olá Sam,

percebo que para sermos felizes não é preciso muito...seguindo poucas dicas, mas dicas importantes, conseguiremos achar a fórmula da felicidade.

Obrigado.

Paulo

Jackie Freitas disse...

Olá Paulo querido!
Bah! Tri legal esse seu post! Sabe, eu sou bem preguiçosa no que envolve atividades físicas...rsrs...se bem que limpar uma casa, lavar, passar e mais toda a rotina doméstica já valem mais do que qualquer academia, né? Meu marido dá risada porque pego o carro para ir à padaria! Mas ontem, criei coragem e fui a um parque caminhar com meus filhos...nossa! gastei uma energia, mas foi bom. Realmente dá um ânimo inesperado (pelo menos para mim...rsrs). Estou com essa idéia na cabeça...todos os dias caminhar um pouco, por isso essa matéria só vem a reforçar em conceito e informações a idéia. Coisas simples que fazem bem prolongado. Acho engraçado conversar com pessoas "pobres" de mente e espírito que acham que apenas o sexo resolve os problemas das pessoas. Já viu isso? rsrsrs... Para esse tipo de pessoa, mau humor, dores ou qualquer outro problema se resume em sexo... Ai Jesus! Só rindo mesmo!
Grande beijo,
Jackie

Della Coelho disse...

Paulo, como sinto falta desse tempo pra mim. ando numa correria! e agora lendo aqui, mas só nas férias mesmo! Abração, adorei a postagem.

Luís Eduardo Pirollo disse...

Meu caro amigo Paulo, boa noite!!!
Bem importante essa matéria, com certeza, nosso corpo e organismo necessitam de exercícios para continuar com boa saúde mental e física... Já as áreas verdes ao ar livre fazem muito bem para a mente e o espírito.
Parabéns pela excelente postagem, adorei meu amigo!!!
Grande abraço e muita paz!!!

Paulão disse...

Olá Jackie,

eu não consigo ficar parado, tenho de estar sempre em movimento. Treino cinco vezes por semana e atesto os benefícios que o esporte pode trazer tanto para nosso corpo, como para a mente. Realmente é terapeutico.
O importante é fazer (atividade física) algo que se gosta e projetar metas. As metas servirão como incentivo e exércicio não ficará monôtono. Trace metas para tuas caminhadas, comece aos poucos e semana a semana vá aumentando o percurso, quando perceber, sentirá vontade de correr...hehehe

Conheço muitas pessoas que vão na esquina de carro ou sobem ou descem um andar de elevador...hehehe....pense no seguinte: cada dia de atividade física significa um acréscimo no teu tempo de vida.

Não acho que sexo resolvo tudo, mas com certeza ajuda a manter o bom-humo e a elevar a autoestima...sem falar que o esporte também ajuda a manter um bom condicionamento...hehehe...O problema é que muitas pessoas focam unicamente no sexo e esquecem que ele é apenas parte do todo.

Gracias prenda querida e um baita bju

Paulo

Paulão disse...

Olá Della,

é fundamental que consigamos tirar um tempo pra nós mesmos.

Obrigado pela participação

Paulo

Paulão disse...

Buenas Edu,

tanto nosso corpo, quanto nosso espírito precisam renovar as energias, estas atividades são fundamentais para isso.

Gracias,

Paulo

Sidnei Poitier disse...

Gostei muito,pq temos q ter humor e auxilia na nossa alto estima.

Paulão disse...

Olá MR,

obrigado pela participação.

Abraço

Paulo

Postar um comentário

Addthis

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...