Indique a um amigo!

28 de abril de 2010

Prós e os contras de correr em grupo ou sozinho

Avalie os prós e os contras de correr em grupo ou sozinho


A motivação da turma só é bem-vinda quando está de acordo ao seu perfil de treino

A independência é um dos principais atrativos deste esporte. Você pode correr em qualquer lugar, na hora que preferir e não precisa de um time. É verdade que o planejamento e a orientação profissional fazem a diferença na evolução e no rendimento do treino. Mas mesmo essas aulas podem ser acompanhadas por um programa de treino à distância (pela internet, por exemplo)


Mas há quem goste de praticar esportes em turma e encontre nos colegas mais motivação. Nenhum problema nisso, desde que cada aluno conte com uma planilha de treino própria e tenha feito as avaliações clínicas iniciais. 

A sociabilização, a troca de experiências e o contato com pessoas de estilo de vida e objetivo semelhante aos seus causa uma empatia a mais. Pensando naquele bate-papo animado, por exemplo, dá mais vontade sair da cama e calçar o tênis ou trocar a happy hour pelo pique no parque. 

O maior perigo dos treinos em grupo, entretanto, é a competição inadequada. Cada indivíduo tem suas particularidades e não deve se espelhar no rendimento do outro. Só o professor tem condições de medir o seu nível de esforço e ver se está na hora de aumentá-lo. A sorte grande, portanto, é achar companheiros com características físicas, nível e metas similares às suas.

Por outro lado, o time que prefere fazer da corrida um momento de reflexão tem muita criatividade. Há quem pratique inglês, com aulas em áudio. Outros fazem uma seleção especial e passam o treino ouvindo música. O esporte serve até como um momento para fazer orações (não é raro encontrar atletas com um terço na mão). 

Desde que nada disso atrapalhe sua concentração, vá em frente. Quem treina na rua, costuma ter de enfrentar cruzamentos e avenidas muito movimentadas. Qualquer segundo de desatenção pode ser muito perigoso.

Addthis

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...