Celulite - um problema de beleza e de saúde
A celulite ocorre em vários estágios. Surgindo como um pequeno edema, evolui para nódulos e depressões, numa desorganização absoluta do tecido adiposo. Mas este fenômeno pode ser evitado com mudança de alguns hábitos.
Para compreender o processo de aparecimento da celulite, é preciso conhecer como ela se estrutura e qual sua composição. A ocorrência tem início nos lipócitos, que são células compostas por vacúolos de gordura em seu interior. O excesso de gordura ingerido na alimentação vai se depositando nestes vacúolos, fazendo-os crescer e se juntarem para ocupar o espaço de toda a célula que, por sua vez, tem o seu volume aumentado.
Nos espaços entre os lipócitos situam-se os vasos sanguíneos e artérias, responsáveis pela oxigenação e nutrição dos tecidos. Nessa região também se encontram os sistemas linfáticos. Quando ocorre o aumento do volume do tecido adiposo, há uma compressão das veias e do sistema linfático, causando um inchaço no local. Nas mulheres, o hormônio feminino conduz o excesso de gordura para a região do quadril, que afeta a parede das microveias, compromete a circulação e agrava a celulite. Quando não tratada, a tendência é a perpetuação desta situação, numa ordem cíclica.
A celulite, portanto, não é apenas uma questão estética, mas sobretudo de saúde. Antes de combatê-la é bem mais compensador adotar os meios para evitá-la, que são, principalmente, a diminuição ou a redução do consumo de alimentos gordurosos, frituras, açúcar refinado e carnes gordas.
Minimize o consumo de sal, pois o excesso retém os líquidos e favorece a celulite. Procure substituir o arroz, o macarrão e as bolachas pelas versões integrais, e evite utilizar óleo para preparar os pratos.
Pela capacidade que apresentam no combate ao processo de aparecimento da celulite, outros alimentos devem ser acrescentados à sua dieta. Ao fazer sua feira, ponha em seu carrinho: aveia, banana, beterraba, brócolis, batata, couve-flor, cebola, cenoura, chá verde, cogumelo, espinafre, frutas vermelhas, fibras, laranja, leite e queijo com baixo teor de gordura, melancia, tomate e vinho tinto.
Procure tomar sempre mais de 2 litros de água por dia. Coloque em sua rotina a prática de exercícios, e garanta o bom funcionamento de sua circulação e da oxigenação de seus órgãos e tecidos, afastando do seu organismo a possibilidade de complicações como a celulite.
Não esqueça: uma vida saudável inicia pelas escolhas em seus hábitos alimentares. Coma bem, desfrute de boa saúde, e tenha um corpo vigoroso e belo.
Autor: Helena Galindo