Flexões: cinco dicas essenciais
As flexões são um método bastante antigo e eficaz de trabalhar a parte superior do tronco, deixando os músculos dos peitorais bastante tonificados. Todos os exercícios que usem o peso do corpo acabam por ser mais complicados de efectuar do que os realizados em máquinas, pois aí é mais complicado controlar o peso utilizado. No artigo de hoje, vou dar-lhe cinco conceitos básicos sobre as flexões, para que consiga uma evolução mais rápida e evite lesões.
Braços afastados ou juntos?
Sinceramente isso não interessa. Quando mais afastar os braços mais irá trabalhar os peitorais e quanto mais juntas as suas mãos estiverem maior será o trabalho realizado nos tricepes e costas. Contudo, para começar aconselho que use os braços afastados pois esta posição costuma ser mais fácil de realizar.
Os músculos doem-me no dia seguinte, estarei a fazer mal?
A resposta é não. É perfeitamente normal que os seus músculos sintam dores no dia seguinte a realizar o exercício, pois foram forçados a um exercício que não estão habituados. Para evitar que isso aconteça, sugiro que faça bastantes alongamentos no final do exercício.
Deverei usar acessórios?
Se ainda está a começar, não use acessórios. Os artefactos utilizados nas flexões servem para dificultar e isso é precisamente o contrário do que queremos nesta fase. Se já é um expert nesta área, aí sim, aconselho vivamente que os compre.
Como devo começar?
Se não está habituado a realizar flexões, não comece da forma habitual. Cruze as pernas e coloque os joelhos no chão (o video em baixo irá demonstrar isso). Desta forma diminui o peso do seu corpo facilitanto o exercício. Quando já se sentir à vontade com cerca de vinte flexões comece a fazer da maneira habitual.
Qual é o número indicado de flexões?

Siga os conselhos deste artigo e verá a sua massa muscular a aumentar ao fim de mais ou menos um mês. Lembre-se: adapte o número de séries e a dificuldade do exercício às suas capacidades físicas, realizando exercícios dia sim dia não. Com o tempo vá aumentando a dificuldade.
Abraço e boas flexões!
Fonte: Fututo Homem