Mortalidade por câncer diminui em 48% com atividade física de alto gasto calórico
Efeito de exercícios físicos varia conforme a intensidade e a regularidade
O risco de mortalidade por câncer pode ser reduzido em 48% em pessoas não obesas, com funções metabólicas normais, que realizam atividade física regular e intensa, ou seja, com alto gasto calórico. É o que mostra um estudo realizado por pesquisadores de Nova York, a ser publicado no periódico científico Journal of Obesity.
Mais de 15 mil pessoas adultas participaram do estudo, que buscou identificar que modalidade de exercício físico (intensidade baixa, moderada e alta, de acordo com o gasto calórico) pode diminuir o risco de morte por câncer, já que pesquisas anteriores identificaram a obesidade como possível fator de risco para o câncer.
O estudo não encontrou relação entre a mortalidade por câncer e a atividade física com intensidade baixa a moderada em pessoas não obesas, nem qualquer tipo de atividade física reduziu a mortalidade por câncer em pessoas obesas. Mas as pessoas que realizavam atividades físicas com alto gasto calórico apresentaram uma diminuição significativa do risco de morte por câncer.
Manutenção do peso
Segundo a oncologista Christina Oppermann, gestora do serviço de prevenção do câncer do Instituto do Câncer Mãe de Deus, ao auxiliar na redução da obesidade, os exercícios físicos contribuem para a manutenção de um metabolismo normal, diminuindo o risco de câncer. A especialista comenta que o benefício dos exercícios físicos não depende apenas da modalidade escolhida.
— É importante que a pessoa escolha um exercício físico que a agrade e mantenha a disciplina — recomenda.
Um estilo de vida saudável também é fundamental, com controle da alimentação, exames médicos periódicos e um acompanhamento de um profissional para elaborar um plano de prevenção.
Gasto calórico
De maneira geral, um exercício físico de alto gasto calórico é aquele que envolve grandes grupos musculares, principalmente com movimentação de pernas e quadril, explica o educador físico Márcio Soares. Corrida, natação e bicicleta são alguns exemplos de modalidades, mas o profissional destaca que o efeito varia conforme a intensidade e o tempo de prática: uma caminhada prolongada também pode ter alto gasto calórico, por exemplo.
— Cada caso deve ser avaliado individualmente, conforme os objetivos e os limites de cada um. É importante também ter consciência de que os melhores efeitos se dão pela continuidade da prática esportiva — frisa.
Soares lembra que o sucesso de um exercício físico depende do equilíbrio de um tripé, que incluir treinar corretamente, alimentar-se adequadamente e descansar o suficiente para reabilitar o corpo. Por isso, antes de começar, é importante fazer uma avaliação física completa.
Fonte: Zero Hora