Se não dá pra seguir na mesma onda, você precisa pegar outra e continuar surfando
Como você reage quando alguma coisa muda seus planos para atingir um objetivo?
Você fica contrariado e briga com a situação pra que as coisas sejam do jeito que você quer?
Ou você se aborrece e deixa prá lá, abrindo mão do objetivo?
Bom, se você realmente fica contrariado ou aborrecido, é porque lhe falta uma característica muito importante nos dias de hoje: a adaptabilidade, a capacidade de se adaptar às circunstâncias.
Na vida profissional, essa capacidade faz toda diferença.
Vou lhe dar um exemplo. Provavelmente você fez planos para a sua carreira, certo?
Você definiu onde quer chegar, que caminho precisa fazer, que competências tem que desenvolver.
Então você está lá, seguindo direitinho o seu roteiro, mas de repente a filosofia da sua empresa muda, ou é a estrutura dela que muda, ou aquele chefe que lhe dá todo apoio é transferido para outra área. E ações você planejou não se aplicam mais. Vão por água abaixo.
Agora, adianta ficar irritado e brigar com uma situação que você não tem como reverter?
Faz sentido desistir do seu objetivo só porque as regras do jogo mudaram?
Nem uma coisa nem outra. Adapte-se às circunstâncias!
Se não der para prosseguir com o seu plano, faça ajustes nele. Faça uma adequação à nova realidade e leve seu objetivo adiante.
Gente, é preciso ter muita capacidade de adaptação para progredir profissionalmente no mundo de hoje!
Esse mundo parece um mar cheio de ondas. Você está surfando numa onda e de repente ela termina. Agora, se não dá pra seguir na mesma onda, precisa pegar outra e continuar surfando. Isso é ter adaptabilidade.
E não são apenas imprevistos que acontecem, é claro. Oportunidades também surgem quando e de onde você menos espera, e é preciso ter adaptabilidade para aproveitá-las.
Conheço um profissional muito bem-sucedido que exerceu 17 cargos na empresa onde trabalhou por 30 anos. Você acha que ele ficou preso em planos quando surgiu o convite para assumir um cargo novo? De jeito nenhum! Muias vezes nem se achava tão capacitado para a nova função, mas correu atrás do que precisava ter para encarar o desafio.
Isso também é adaptabilidade! Para ter sucesso no mundo corporativo, a gente tem que saber fluir com a correnteza. Sua onda terminou de repente? Mudou de direção? Juntou com outra? Você caiu da prancha? Tudo bem: pegue outra onda, mas continue surfando.
Fonte: Leila Navarro