Indique a um amigo!

6 de novembro de 2011

Psicologia esportiva


Psicologia esportiva: olhe para dentro 

Por que não utilizar o conhecimento adquirido ao longo da vida para cuidar da sua própria saúde?


As vantagens de se praticar uma atividade física já são bem conhecidas. Assim como os cuidados antes de começar a se exercitar também. Você sabe que a avaliação médica e as orientações de técnicos são essenciais. Mas antes de dar esse primeiros passos, faça um exercício: olhe para dentro.

Preste atenção aos sinais que seu corpo dá a você. Ele e sua mente. Entenda as reais necessidades de seu físico, quais os seus limites e as suas potencialidades. Quando falei que esse auto-conhecimento é um exercício, deveria ter colocado entre aspas porque requer alguns momentos de contato com você mesmo. Volte no tempo e lembre-se de seu histórico esportivo. Que atividades físicas já praticou, qual era a intensidade e em que período da sua vida.

Caso nunca tenha experimentado esportes, além das aulas de educação física na escola, cuidado redobrado. Comece aos poucos, uma situação inédita exige adaptação do corpo e do seu estado emocional também. Se você faz parte desse mundo esportivo, há mais tempo, não esqueça que é necessário equilibrar os períodos do treinamento com os de descanso. Seu corpo deve se recuperar para você ter um melhor rendimento e não se machucar.

Sempre tenha em mente os motivos que levaram você a se exercitar. Quando for inserir a caminhada ou a corrida em sua rotina, conheça bem seus benefícios e saiba que esses frutos você colherá de acordo com o momento e estilo de vida que leva.

Não atropele esse processo gradual e escute sempre as mensagens de seu corpo e de sua cabeça. Eles devem agir em sintonia para que, realmente, a atividade física traga prazer e melhore sua saúde.

 Fonte: Roberta Lobato


Assine nosso RSS FEED, TWITTER (@bysaude) ou FACEBOOK

Addthis

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...