Indique a um amigo!

4 de setembro de 2011

Doenças reumáticas


Mexer-se é a melhor forma de atenuar os reflexos das doenças reumáticas

Quanto menos você se mexe, mais aumentam a dor e a rigidez nas articulações

Esqueça as velhas receitas para tratar dores nas costas, nas juntas ou nos joelhos, comuns para quem sofre de reumatismo. Nada de anti-inflamatórios e repouso absoluto: especialistas recomendam doses diárias de exercícios para amenizar o problema. Está provado que quanto menos você se mexe, mais aumentam a dor e a rigidez nas articulações. Os exercícios físicos são tão importantes quanto a medicação apropriada e devem, obrigatoriamente, fazer parte do tratamento dos pacientes reumáticos. 

De acordo com o reumatologista Sérgio Bontempi Lanzotti, diretor do Instituto de Reumatologia e Doenças Osteoarticulares (Iredo), dor, rigidez, fadiga e o medo de piorar podem fazer com que o paciente reaja contra o exercício. Porém, a maioria dos estudos revela que a atividade física moderada e com acompanhamento pode reduzir as dores musculares e melhorar os movimentos dos pacientes.

— O exercício físico é uma peça chave no tratamento dos pacientes reumáticos, pois o  sedentarismo agrava muito o quadro dessas doenças — diz Lanzotti.

O recomendado é que os reumatologistas devam prescrever detalhadamente exercícios físicos para seus pacientes, assim como receitam remédios. Segundo os profissionais, a onda de medicamentos biológicos contra os reumatismos (drogas obtidas a partir de fluidos ou tecidos de origem animal, entre outros) relegaram indevidamente os exercícios a um segundo plano. Ao adotar um estilo de vida ativo, os pacientes costumam ter melhoras significativas em problemas como artrites, lúpus, fibromialgia, dores lombares, entre outras, aumentando a capacidade cardiorrespiratória, a força muscular e a mobilidade, além do potencial antiinflamatório e de redução das doses dos medicamentos. 

Outro ponto positivo é que os exercícios ajudam a combater efeitos colaterais de algumas drogas, como os problemas cardiovasculares. Jaime Natour, professor de reumatologia da Unifesp  (Universidade Federal de São Paulo), diz que “o receituário não é só para remédio”: 

— Não prescrever e deixar que o paciente procure sozinho um programa em academias de ginástica não é o ideal — afirma Natour.

Seguir uma dieta balanceada também é fundamental para que os pacientes consigam manter a energia ao realizar as atividade físicas. Os que têm sobrepeso precisam de acompanhamento dietético e fisioterápico. 

Doença de velho?

Quando se fala em doenças reumáticas, a primeira imagem que nos vem à mente é a de um idoso sofrendo com dores nas articulações. A cena, no entanto, reflete a pouca informação sobre o tema. O reumatismo é um conjunto de mais de cem doenças diferentes que têm sintomas parecidos — como a dor e o inchaço das juntas —, mas se desenvolvem de maneira diferente.

A grande maioria acomete crianças, jovens e adultos, principalmente as mulheres.

— De todo esse universo, apenas a gota e a espondiloartrite (inflamação da coluna) atingem mais os homens. No restante dos casos, elas são em maior número — relata Luiz Carlos Latorre, presidente da Sociedade Paulista de Reumatologia (SPR).

Fonte: CADERNO VIDA ZH

Assine nosso RSS FEEDTWITTER (@bysaude) ou FACEBOOK.

Addthis

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...