Indique a um amigo!

10 de março de 2011

Higiena bucal: dica para escovação

Falta de higiene bucal pode causar problemas de saúde

Lesões são porta de entrada para bactérias

Não há saúde para o corpo sem saúde bucal. Tudo o que ocorre na boca pode refletir em diferentes partes do organismo. A boca é porta de entrada para várias doenças. Segundo o especialista em periodontia, Ismael Marques Novo, cirurgião-dentista, a condição bucal insatisfatória prejudica a qualidade de vida, pois compromete a aparência, causa mau hálito, vergonha, derruba a auto-estima e traz prejuízos aos relacionamentos social e profissional.

— É necessário que haja uma conscientização de que, além dos dentes, língua e gengiva, existem as bactérias. Qualquer lesão na gengiva ou nos tecidos de sustentação dos dentes, doenças periodentais e cáries são porta de entrada para que uma bactéria entre na corrente sanguínea, fazendo com que o paciente possa contrair doenças pulmonares e cardíacas, além de complicações de diabetes — explica.

Conforme o especialista, para se evitar os problemas bucais é necessário manter os dentes sempre limpos e higienizados. É imprescindível a escovação dos dentes após as refeições e o uso do fio dental, para a remoção dos alimentos nos locais que a escova não consegue alcançar.
Segundo Ismael, a falta de higiene e de cuidados com a limpeza dos dentes e de toda a cavidade bucal é a principal responsável por doenças que vão desde uma simples gengivite até tumores. O cuidado com a boca, dentes também é importante para se evitar infecções.

— A boca é o órgão do corpo humano muito exposto a doenças infecciosas e traumáticas, por isso é vulnerável a doenças. Além dos cuidados com os alimentos que ingerimos, é fundamental que se mantenha os cuidados de higiene diário, pois só assim será possível ter uma boca e dentes saudáveis e bonitos — afirma.

Como escovar os dentes

Uma escovação adequada deve durar, no mínimo, dois minutos. Escove-os com movimentos suaves e curtos, com especial atenção para a margem gengival, para os dentes posteriores, difíceis de alcançar e para as áreas situadas ao redor de restaurações e coroas. Concentre-se na limpeza de cada setor da boca, da seguinte maneira:

:: escove as superfícies voltadas para a bochecha dos dentes superiores e, depois, dos inferiores;

:: escove as superfícies internas dos dentes superiores e, depois, dos inferiores;

:: em seguida, escove as superfícies de mastigação;

:: para ter hálito puro, escove também a língua, local onde muitas bactérias ficam alojadas.


Assine nosso RSS FEEDTWITTER (@bysaude) ou FACEBOOK. Se tiveres interesse, deixe um comentário sobre o post.

Addthis

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...