AS CINCO LINGUAGENS DO AMOR
Você entende as minhas palavras, porque escrevi o texto em português que deve ser a sua língua materna.
Um chinês, por exemplo, teria dificuldade para entender o conteúdo deste artigo.
De acordo com o conselheiro matrimonial, Gary Chapman, existem cinco linguagens do amor.
Cada um de nós tem maior habilidade em uma linguagem, e alguns casamentos naufragam porque os cônjuges não usam a linguagem que o companheiro ou companheira utiliza.
Identifique qual é a sua linguagem:
- Palavras de afirmação. Quando o marido ou mulher elogia o seu parceiro, parceira. “Querida como você está bonita”, “O almoço está delicioso”, “Gostei muito de ver você dedicando um tempo com as crianças.”, “Eu te amo muito” etc.
- Tempo de qualidade. Quando o marido ou mulher sente uma necessidade de fazer as coisas juntos, como por exemplo, jantar fora, passear, deixar um pouco a televisão de lado e prestar atenção o que o cônjuge está falando, manter um diálogo.
- Presentes. Os homens compram presentes quando querem conquistar uma mulher, depois que se casam, esquecem-se deste ato. Dar e receber presentes revela o amor, o carinho que temos por uma pessoa. Não é necessário que sejam presentes caros, pode ser uma flor, um bilhetinho.
- Atos de serviço. Para algumas pessoas, falar “eu te amo” não é suficiente, algumas mulheres ficariam felizes se seus maridos ajudassem a lavar a louça, varrer o chão, não deixarem as roupas na casa toda, que fossem mais organizados. O mesmo para os maridos.
- Toque físico. Podemos transmitir o amor através de um abraço, de carinhos, beijos e o ato sexual.
Estas são as cinco linguagens do amor, reflita qual a linguagem utilizada pelo seu parceiro ou parceira.
O segredo de um casamento harmonioso é utilizar diariamente a linguagem que seu cônjuge entende.
Autor do texto: Gilberto T. Suzuki