Indique a um amigo!

8 de janeiro de 2012

Suco de manga: néctar dourado


BEBA SEM MODERAÇÃO: SUCO DE MANGA


Néctar dourado de aroma inconfundível, o suco de manga conserva o sabor dessa fruta asiática e tem grande utilidade na cozinha. Cultivada há cerca de 4 000 anos na Índia, a manga (Mangifera indica L.) espalhou-se pela Ásia Oriental, Malásia e África Oriental. Chegou ao Brasil no começo do século XVI, com os portugueses. Introduzida nos Estados Unidos no final do século XIX, passou por melhoramento genético, ganhou novos formatos e texturas e seguiu viagem para outras terras. Hoje, há centenas de variedades, ganhando destaque as sem fiapos. As fibrosas, como a rosa e a espada, embora ricas em sabor, ficaram restritas às pequenas propriedades. Para a produção industrial do suco, a variedade Keitt tem sido a preferida. Embora menos perfumada que as demais, ela compensa a diferença com um sabor mais ácido, de interessante traço cítrico. A polpa macia e de cor amarelo-ouro é tão suculenta que os americanos a apelidaram de watermelon mango, ou manga melancia. 


O suco, excelente para ser tomado puro, também pode ser utilizado para fazer geléias, sorvetes, musses e tortas. Sem falar, naturalmente, na aplicação em pratos salgados. Antes restrito a culinárias como a indiana ou a tailandesa, o uso da manga em temperos e molhos para saladas, carnes e frutos do mar atualmente já está difundido em praticamente todo o mundo. Quem não os quer produzir em casa pode se valer de conservas como o chutney indiano, preparado com especiarias e vendido já pronto.


Receitas, produção e estilismo culinário: Maria Luiza de Brito Ctenas. Pesquisa de texto e informações nutricionais: Neide Rigo, nutricionista.


Saúde


É ruim para
Crianças, no caso dos prontos, em excesso, por serem muito doces. O ideal é preparar o suco dos pequenos em casa. Obesos e diabéticos podem optar pelos light.


É bom para
A visão, pela oferta de vitamina A (na forma de carotenóides), e na formação de tecidos e capilares sanguíneos, graças à vitamina C, importante na absorção do ferro.


Ficha técnica
100 ml de suco de manga caseiro, sem açúcar, contêm:
Calorias - 32,4
Proteínas - 0,25 g
Gordura - 0,13 g
Carboidratos - 8,5 g
Fibras - 1 g
Vit. B6 - 0,67 mg
Niacina - 0,292 mg
Folacina - 9,4 mcg
Vit. C - 13,8 mg
Vit. E - 0,56 mg
Cálcio - 5 mg
Magnésio - 4,48 mg
Fósforo - 5,5 mg
Potássio - 78 mg
Sódio - 1 mg


Como se escolhe
O ideal é preparar o suco em casa, mas não há como negar a praticidade dos industrializados. Prontos para o consumo ou concentrados, eles são vendidos em vidros ou em embalagens longa vida. Há, ainda, as versões light e orgânica. Todos podem ser usados na culinária. Os concentrados nem precisam ser diluídos para entrar em pratos que exijam reduções, como sorvetes, molhos e geléias. Os prontos são ideais para coquetéis, gelatinas ou temperos. Antes de escolher o seu, teste o sabor de várias marcas. E não se esqueça de conferir o prazo de validade e as condições da embalagem.


Como se prepara
Bata no liquidificador a polpa de duas mangas médias com 2 xícaras de água mineral ou filtrada e gotas de limão. Coe e adoce, se quiser. Para variar, bata junto uma lasca de gengibre ou de casca de limão. Experimente usar o suco neste prato indiano: cozinhe um pouco de lentilha amarela ou vermelha (sem pele) com uma pitada de cúrcuma e partes iguais de água e do suco. Numa frigideira com um pouco de ghee (manteiga clarificada), refogue pimenta vermelha, sementes de mostarda, feno grego triturado, sementes de nigella e cominho. Junte à lentilha, salgue, ferva mais um pouco e sirva com arroz.


Receita
Este suco light de frutas tropicais é delicioso para o clima brasileiro. Bata no liquidificador, por 5 minutos, 1/2 litro de suco concentrado de manga, 1 xícara de polpa de maracujá, 1 xícara de abacaxi sem casca, picado, 1 xícara de água mineral sem gás, 2 colheres (sopa) de gengibre ralado e 10 pedras de gelo. Coe numa peneira fina. Incorpore 6 envelopes de adoçante em pó estévia e mexa. Mantenha na geladeira para consumir ao longo do dia. Você pode também servir uma porção como calda sobre musse ou sorvete.

Fonte: Caras on-line

Assine nosso RSS FEEDTWITTER (@bysaude) ou FACEBOOK

Addthis

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...